Distrito de Jubaia

Jubaia é um distrito do município brasileiro de Maranguape, na Região Metropolitana de fortaleza. De acordo com o  (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 2.184 habitantes, sendo 1.113homens e 1.071 mulheres, possuindo um total de 698 domicílios particulares. Foi criado pela lei municipal nº 1074, de 18 de fevereiro de 1990.

A concepção sobre o surgimento da Jubaia vem se transformando sensivelmente no pensamento histórico dos últimos anos. Cada vez mais, a comunidade deixa de ser vista como um pedaço de chão de poucos, onde antigamente era concentrada as mãos de duas ou três famílias, para ser compreendida como um espaço social global e dinâmico do todos nós temos o direito e o dever de participar ativamente da nossa historia.

A Jubaia consiste em atribuir bons conceitos, aos autores tomando-os heróis da historia. Para os que conduziram os rumos dessa gente por décadas e décadas não consideram o povo enquanto sujeitos ativos da historia.

Segundo a ata da associação comunitária dos moradores de Jubaia, fundada em 04 de dezembro de 1997, tendo como comissão de frente enfermeira Luiza Hayda Guedes como presidenta da 1ª gestão, depois foram eleitos os presidentes, Francisco Jadson, Isabel Umbelino, Francisco Clécio e hoje o atual presidente é o senhor Antônio Carlos Gabriel lúcio que segundo os moradores da comunidade muito tem feito por este povo.

Em a comunidade de Jubaia segunda a moradora D. Rocicler. (80 anos), foi fundada pela existência de uma fruta chamada UBAIA, que havia na região e com grande concentração na serra do algodão, no entanto não se sabe de quem foi a ideia de acrescentar um J, nascendo o nome Jubaia. E ainda segundo o Senhor Antonio Pereira da Silva o Toinho da Jubaia ex vereador, a comunidade de Jubaia foi criada no mesmo período em que Maranguape passou a ser município em 28 de Setembro de 1868.

As primeiras famílias de Jubaia foram: Família de D. mocinha, que morava no pé-de-Serra, mãe do senhor Manoel Domingos Filho, família Leonor Valentim, casada com o senhor Borges e a família Antonia Botelho, casada com o Cicero Botelho, os quais eram os avós de Antônio câmara.

A comunidade de Jubaia eram um forte potencial de crescimento econômico, assim a comunidade teve grande avanços, tanto para os dominantes, como para os dominados, que segundo o Senhor Alfredo Marques, em 15 de dezembro de 1958 pela a lei Nº 468 o povoado de Lages passou a pertencer a essa comunidade.

As questões religiosas são marcadas a parti da existência da capela de taipa e que já tinha como padroeiro o apostolo São Pedro. No dia 29 de Junho de 1898 foi demolida para construção da nova Igreja católica pelo senhor Domingos e Dona Antônia Botelho. Foi também construída na época a casa paroquial para dar abrigos aos padres franciscanos de Canindé que vinham uma vez por ano a nossa comunidade. No dia 21 de Julho de 1926 a comunidade de Jubaia recebe a visita do Bispo diocesano.

Jubaia fica localizada no sopé da Serra da Aratanha, abrange uma área extensa  de serras, hoje ligado ao município pela estrada asfaltada no ano de 2012 pelo prefeito George Valentim, tem como via de ascesso a CE 065, fica distante da sede do município 23 Km.

 

 

 

 

 

Observatório de Políticas Públicas de MaranguapeDistrito de Jubaia

Distrito de Jubaia

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos no OBSERVATÓRIO com base neste assunto. Isso pode complementar seus conhecimentos.

Topo