Distrito de Papara

DISTRITO DE PAPARA

Era um lugar coberto de matas, com apenas quatro casinhas: A primeira no começo da parede do açude, a segunda na ponta da parede do mesmo açude, a terceira no alto do sangradouro e a quarta na rua lá de baixo, onde moravam os primeiros habitantes desta localidade, o Sr. Pedro Lucas Sampaio e família, Faustino Tangueira e família, Sr. Francisco e Sra. Angélica e mais alguns moradores que não foram citados todos já falecidos.

             Por motivo de tantas dificuldades pela qual passavam aquela pequena população, pelos anos de 1900 foi estudado, e logo construído um açude nesta localidade, que muito melhorou a vida dos seus humildes habitantes, com a construção a localidade começou a se desenvolver e ficar conhecida como Papara, que não tinha estrada, nem escola, apenas um ponto comercial dos Senhores Matias, e Mateus Fernandes de Oliveira, e o Sr. João Cordeiro Leite que beneficiava essa região, porque  vendia tudo e até afiançava algum dinheiro.

              Com o passar do tempo o local foi ficando conhecido pela fama do grande açude que era tido pela grande fartura, até a data de  06 de maio de 1949 quando  houve um grande arrombamento que deixou toda a população desta região desesperada e triste por que junto com a tão abençoada água do açude do Papara desapareceu a esperança de todas aquelas pessoas que depois de  muita luta e reivindicação, no ano de 1963, na gestão do Senhor Prefeito Antonio Botelho Câmara, o povo viu novamente o açude reconstruído e então começou a surgir novas casas, estradas carroçais e pequenas mercearias.

Por motivo de não existir escola a Sra. Iolanda Freitas lesse resolveu ensinava criança na sua própria residência, que em seguida foi implantada a primeira sala de aula, na garagem do Casarão que servia de residência e ponto comercial do Sr. João Leite. Que mantinha e pagava a primeira professora a Sra. Antonieta Pinheiro Gomes, que logo deixou de ensinar para ser freira, sendo substituída pela professora Dulce de Holanda Filha.

Mais uma vez o povo se reuniu e começou a reivindicar escola e energia elétrica, que chegou primeiro no ano de 1976, na gestão do Sr Prefeito José Gurgel Filho, em seguida veio a construção da escola no ano de 1978, na gestão do prefeito Antonio Gonçalves Moreira com o apoio do grande proprietário Sr. Mateus Fernandes de Oliveira que logo doou o terreno para sua construção, na época com duas salas de aula e uma pequena cantina, recebeu o nome de João Leite em homenagem ao comerciante do mesmo nome. Papara pertence ao município de Maranguape e pertencia ao distrito de Jubaia, mas graças ao seu desenvolvimento se tornou distrito pela Lei 1074/91 no dia 18 de fevereiro de 1991 pelo esforço do vereador José Rogaciano Marçal de Oliveira e agrega as localidades de Papoco, Juá, Onça, Mocosal, Riacho Verde, Bela Vista, Boa Vista, Forquilha e  Cacimbão.

 

Observatório de Políticas Públicas de MaranguapeDistrito de Papara

Distrito de Papara

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos no OBSERVATÓRIO com base neste assunto. Isso pode complementar seus conhecimentos.

Topo