Distrito de Umarizeiras

DISTRITO DE UMARIZEIRAS

Umarizeiras recebeu este nome decorrente da abundancia de uma planta nativa desta região de nome umari, que geralmente nascia próximo às margens do rio e que ainda hoje existe neste lugar.

Seu povoamento teve inicio a partir das casas que o Sr. João Cordeiro de Carvalho, a Senhora Maria do Rosário de Andrade e Março Macário de Melo residiam, sendo estes os primeiros moradores de Umarizeiras. Neste local não exista igreja (templo) onde as pessoas pudessem juntar-se para encontros. Então os moradores do centro juntaram-se com as localidades vizinhas para iniciar a construção dessa importante obra religiosa no ano de 1918, e assim com ajuda de muitas pessoas fizeram os tijolos, as telhas e a madeiras que foi doada pelo português Francisco Cordeiro, o antigo dono da Serra que hoje é conhecida como Serra da Aratanha. No mês de outubro de 1918, houve a primeira festa para arrecadar fundos para a construção da igreja. O terreno foi doado pelo Senhor Março de Melo e pelo Senhor Manoel Cordeiro. A inauguração se deu no dia 231 de setembro de 1921 pelo Pe. Francisco Rosa, Vigário de Maranguape, com a realização de um casamento do casal Joaquim Jose de Andrade e Isaura Vieira de Andrade. Ajudaram na construção: Maria do Rosário, Pedro de Andrade, João Cordeiro de Miranda, João de Deus Teles, Jacinta Leite e Francisco Roseno.

A partir de então, por volta de 1951 a 1952, o vigário Pe. Assis Portela doou locais para a construção de casas, já que antes o local era totalmente desabitado. A primeira casa construída foi a da viúva Francisca Oliveira de França. A partir dessa, outras foram construídas e pouco a pouco Umarizeiras foi crescendo e se desenvolvendo gradativamente.

Na questão educacional Umarizeiras não tinha escolas, os alunos eram atendidos em casas cedidas por moradores, mais tarde, não se sabe ao certo a data foi construída a primeira escola: Escola Isolada João Cordeiro de Carvalho, que recebeu esse nome em homenagem ao doador do terreno, não suprindo as necessidades da comunidade, foi cedido um pequeno cômodo nos fundos da igreja sem a menor estrutura para atender os alunos. Sensibilizado o senhor Manoel Cordeiro doou um terreno, sendo construídas mais duas salas de aula, uma cantina e dois banheiros sendo homenageado com nome da escola. É importante lembrar que tiveram como primeira Professora: Raimunda Felix der Andrade e Terezinha de Andrade.

Em1978 aPraça do Rosário (homenagem a Santa) foi construída, servindo de ponto de encontro entre os moradores, que para maior atratividade recebeu a instalação de uma televisão pública ainda em preto e branco. Em 1988 esta comunidade foi contemplada com posto de saúde.

Umarizeiras pertencia ao distrito de Jubaia, só em 1991, através de uma lei criada pelo então vereador Bequi Gadelha, passou a ser distrito de Maranguape.

Hoje Umarizeiras possui uma população estimada em 1246 habitantes. Sua economia baseia-se praticamente entre agricultura, Psicultura, apicultura, bordados, fruticultura e comercio. Tem sua organização dividida em setores como igrejas, escola, saúde (PSF) e associação de moradores, esta última que vem mudando aos poucos o aspecto deste lugar, com poucos atrativos e áreas de lazer, foi construída uma quadra esportiva, ajudando aos jovens na prática de esportes e na construção de uma vida saudável.

Entre seus moradores ilustres merece destaque o Sr. Everardo Cordeiro, vereador que muito contribuiu para o crescimento de Umarizeiras, senhores João Cordeiro de Carvalho e Manoel Cordeiro que muito fizeram por nossa educação. Não esquecendo outro filho ilustre, o senhor Alan Neto que a cada exibição sua na televisão, faz com que Umarizeiras se torne conhecida, mostrando seu orgulho em um dia ter vivido aqui.

Umarizeiras vem caminhando rumo ao progresso; com ar de interior, busca seu espaço através da força de seu povo e na esperança de dias melhores.

“Pesquisa elaborada pelo professor João Paulo da Silva Leite com o apoio dos alunos de 5ª série turma A da Escola Municipal Manoel Cordeiro”.

Observatório de Políticas Públicas de MaranguapeDistrito de Umarizeiras

Distrito de Umarizeiras

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos no OBSERVATÓRIO com base neste assunto. Isso pode complementar seus conhecimentos.

Topo