HINO DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE

BIOGRAFIA DA AUTORA DO HINO DO MUNICÍPIO

Ofélia Gomes de Matos nasceu em Maranguape em 20/12/1944, filha do farmacêutico e historiador Pedro Gomes de Matos Junior e de Salaberga Torquato Gomes de Matos. É divorciada, funcionária pública estadual e municipal. Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas (UECE); Graduada em Pedagogia, com Habilitaçãoem Gestão Escolar, Supervisão Pedagógica e Prática de Ensino, (UFC); Licenciada em Música, (UECE); Especialista em Arte-Educação, (CEFET); Especialistaem Planejamento Educacional, (UNIVERSO-RJ); Formaçãoem Língua Espanhola, (UECE); Formação em Tutoria para Educação à Distância, (UFPR); Formação em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas para Professores de Escolas Públicas, (SENAD/MEC/UNB); Formação Profissional de Radialista.(SRP-CE); Formação de Governantes, (UFC-EGSP).

   Co-autora de Obras Técnicas na Área de Currículo da Educação Básica; Produtora Cultural; Produtora de Vídeos Pedagógicos; Produtora de Programas Televisivos Educativos; Regente de Coro; Educadora Musical; Professora de Piano; Compositora; Poetisa. É autora da letra e música do Hino do município de Maranguape, classificado em 1º lugar, instituído por concurso público e oficializado pela Lei Municipal nº 745 de 03.04.78 do então Prefeito Antonio Gonçalves Moreira. Tem participado de várias comissões técnicas para avaliação de trabalhos culturais nas diversas linguagens artísticas e de trabalhos técnicos na área pedagógica.

    No âmbito dos governos, estadual e municipal, já assumiu diversos cargos técnicos, dentre outros, o de Secretária Municipal de Educação, Saúde e Serviço Social de Maranguape, (1983-l988); Chefe de Gabinete  do Prefeito Municipal de Maranguape, (l989-l992); Assesssora de Planejamento e Pesquisa da Prefeitura Municipal de Maranguape, (l993-l996); Diretora de Produção Pedagógica da TV.Ceará - Canal 5, (l996-l997); Coordenadora dos Programas Especiais Educativos da TV Ceará –Canal 5, de l996-2005;  Assessora Técnica do Ensino Fundamental da Educação Básica do Estado do Ceará, (l999-2002).

    Em janeiro de 2003 assumiu o cargo de Orientadora da Célula Escola Viva da Secretaria da Educação Básica do Ceará, é titular dos seguintes conselhos e comissões técnicas: Conselho Estadual Sobre Drogas; Grupo Gestor Estadual do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas; Comitê Estadual de Combate à Dengue; GT Estadual do Programa “ Por Amor à Vida da Mulher”;  Comissão de Saúde Ocular e Prevenção da Cegueira; Grupo Gestor Estadual do Programa de Educação Fiscal; GT Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; Comitê Consultivo para Revitalização das Colônias Antonio Diogo/Redenção  e  Antonio Justa/Maracanaú conselheira suplente do Conselho Estadual de Saúde e   interlocutora estadual junto ao MEC do Projeto Escola que Protege.

   Tem participado como conferencista, de vários congressos e seminários nacionais e estaduais, destacando-se o Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas; XV Congresso Nacional de Educação; I Encontro Estadual de Arte-Educação e Cidadania; I Seminário de Integração e Renovação da Prática Pedagógica; II Seminário Vivendo Valores em Educação: Uma Perspectiva de Felicidade; I Seminário Estadual de Alimentação Escolar.

    Recebeu vários prêmios e honrarias, destacando-se: Comenda do Mérito Educacional Paulo Freire, concedido pelo CREDE de Canindé/SEDUC; Comenda de Prata – Apoio à Educação Rural, concedido pelo Centro de Educação Rural/CERU de Maranguape; Diploma de Honra ao Mérito Educacional, concedido pela Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura de Maranguape; Votos de Louvor, concedido pela Câmara Municipal de Maranguape; Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Centro Estudantal de Maranguape; Diploma de Honra ao Mérito-Profissional do Telensino, concedido pela FUNTELC/TV Ceará; Diploma de Honra ao Mérito-10 anos de serviços prestados à FUNTELC-TVCeará, concedido pela FUNTELC/TVCeará; Certificado pelos relevantes serviços prestados à Educação do Estado do Ceará, concedido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação Básica.

Observatório de Políticas Públicas de MaranguapeHINO DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE

HINO DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos no OBSERVATÓRIO com base neste assunto. Isso pode complementar seus conhecimentos.

Topo