História do Maranguape Futebol Clube

Mesmo se tratando de uma nova agremiação, o time de Maranguape tem raízes históricas do início do século passado.

Em 1915, os irmãos Humberto e Alfredo Ribeiro fundaram a primeira formação do Maranguape Foot-Ball Club. À princípio, o campo do time era localizado na praça principal de Maranguape, que hoje dá lugar ao hospital-maternidade dr. Almir pinto.


Ainda em 1915, o Maranguape foi um dos 4 times a disputar o 1º campeonato cearense da história, sendo o único clube que não era de fortaleza. Já no seu segundo ano de existência foi vice-campeão cearense, perdendo apenas para a equipe do Ceará.


Após 1917, devido à falta de recursos, o time encerrou suas atividades. Em 1926, retornou, dessa vez chamado de Maranguape Sport Club. Um dos maiores feitos do time de Maranguape foi ter sido o primeiro campeão do Torneio Intermunicipal do Ceará, realizado em 1940.


O Maranguape Futebol Clube que conhecemos atualmente ressurgiu no ano 1997, incentivado pela gestão municipal do então Prefeito, Marcelo Silva. Em 2001, ainda na gestão de Marcelo Silva, o time conseguiu ser Vice-Campeão da segunda divisão cearense disputando em 2002, à primeira divisão.


Ainda em 2002, o clube ganhou o seu estádio, o Moraizão. Antes, existia ali apenas um campo que não dava condições do Maranguape disputar qualquer tipo de competição oficial em casa.


Depois de altos e baixos, o Maranguape Futebol Clube está na elite do futebol cearense em 2017. Uma pena que por falta de cuidado das administrações municipais, o Maranguape, não possa disputar nenhuma partida em casa, pois o Moraizão está interditado para receber jogos por tempo indeterminado.

Foto: Site do Maranguape Futebol Clube.
 

Observatório de Políticas Públicas de MaranguapeHistória do Maranguape Futebol Clube

História do Maranguape Futebol Clube

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos no OBSERVATÓRIO com base neste assunto. Isso pode complementar seus conhecimentos.

Topo