MUSEU MUNICIPAL

PRÉDIOS HISTÓRICOS DE MARANGUAPE

                                          MUSEU DA CIDADE (ANTIGA CADEIA PÚBLICA)                  

               

No século XIX, o presídio constituía-se num dos símbolos do poder municipal, onde além de manter os infratores em cárcere privado, também eram realizadas necrópcias nos corpos pelo médico maranguapense Dr. Argeu Gurgel Braga Herbster. Um fato curioso que vale a pena ressaltar é que a pedra que servia de base para esta função, ficava situada em frente à cela de número sete (a mais temida), onde eram presos os autores/autor do homicídio no qual teria vitimado o corpo que estava sendo necropciado, sendo o mesmo, obrigado a assistir tudo. Esta prática era utilizada exatamente para advertir ou intimidar a população.

            A arquitetura do prédio se forma por um extenso corredor, que ao fundo se localizava esta pedra, que era possível ser vista através da grade de entrada. O prédio da cadeia pública foi abandonado por impropriedade de suas instalações para a realidade de então, ao mesmo tempo em que apresentava riscos de desabamento. Mesmo assim, após a criação da Região Metropolitana de Fortaleza, teve como último inquilino a primeira Delegacia Metropolitana de Maranguape, que pouco tempo depois, teve que se mudar, conseguindo alojar-se num prédio residencial de dois pavimentos, localizado no Bairro Outra Banda, hoje num prédio situado a Praça Capistrano de Abreu - Centro.

           Em convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural - IPHAN e a Prefeitura Municipal de Maranguape foi possível passar pelo processo de restauração, na finalidade de instalar o Museu da Cidade, o qual, já inaugurado e em fase de pesquisa e montagem do acervo. O museu está localizado à Rua Major Agostinho s/n, centro de Maranguape.       

 

 

Observatório de Políticas Públicas de MaranguapeMUSEU MUNICIPAL

MUSEU MUNICIPAL

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos no OBSERVATÓRIO com base neste assunto. Isso pode complementar seus conhecimentos.

Topo